O LÍDER RESILIENTE

Voltar para Posts

O LÍDER RESILIENTE

A palavras resiliência vem do latim resilire, e traz o sentido de recusar ou voltar atrás. Na Física, quando um material é capaz de suportar grandes impactos e condições adversas através de uma deformação, a capacidade desse material de voltar ao estado inicial é chamada resiliência. Por isso, na Psicologia, representa a capacidade de uma pessoa que, ao enfrentar situações difíceis, sobrevive ao trauma e reconstrói-se.

O resiliente olha para frente, e não para trás. A superação é seu objetivo-sumo. Para alcançá-la, portanto, alça mão de diversos artifícios que o possibilitem ver a situação de cima, como que manipulando-a, mas sem visar controlar o comportamento do outro, e sim o próprio.

A Psicologia aponta alguns fatores importantes para o desenvolvimento da resiliência, como a administração de emoções, o controle de impulsos, a análise do ambiente, o otimismo, a empatia, a crença na autoeficácia e a capacidade de alcançar o próximo. Todas essas habilidades, além de serem imprescindíveis para a superção de momentos difíceis, são também importantes características de um bom líder.

A resiliência não deve ser vista como a superação apenas de grandes traumas na vida particular. Quando trabalhamos em equipe, é praticamente inevitável que problemas ocorram, dadas as diferentes qualidades e defeitos pessoais que todos carregamos. O líder reflete em si o melhor e o pior de seu grupo, e é dele que se espera o primeiro passo quando as situações ruins surgem e atraem a desesperança de todos.

O líder, sendo resiliente, será capaz de ajudar o grupo, como um todo, a dar a volta por cima em qualquer situação difícil a ser enfrentada. O líder resiliente entende o que acontece e porque acontece, e é por isso um bom líder, pois não se deixa enfraquecer pelas dificuldades. O bom líder engrandece quando em momentos instáveis e não há dúvidas de que a resiliência é, para que isso aconteça, imprescindível.

Amiga LEO Brenda Luísa Dalcero

LEO Clube Flores da Cunha

Compartilhar publicação

Voltar para Posts