Sobre Nós

LEO Clube São Marcos

Fundação: 17/05/2003

Lions Clube Patrocinador: Lions Clube São Marcos 

LEO Clube Padrinho: LEO Clube Flores da Cunha 


História do Clube: Desde a sua fundação, no ano de 2003, o LEO Clube São Marcos teve diversos altos e baixos, tendo períodos com apenas 04 associados, como no ano de 2014, onde o presidente era Lucas Ballardin Sandri.

No ano seguinte, Lucas e seus três associados, que não desistiram do clube, realizaram uma reunião de apresentação, convidando diversas novas pessoas para fazer parte do quadro associativo do LEO São Marcos, reerguendo o movimento na cidade e fazendo com que ele não fosse fechado.

A partir daí o clube voltou a se fortalecer, mais especificamente no AL 2017/2018, com o presidente Gabriel Sandri, que reorganizou o clube e manteve todos unidos, para que os próximos ALs fossem de sucesso. Atualmente, o clube vem crescendo cada dia mais, e sendo reconhecido em toda a cidade pelas campanhas que vem sendo realizadas.

Campanhas Tradicionais:

Uma das mais tradicionais campanhas do LEO São Marcos é a Doce Sorriso, onde vamos até as escolas na semana da criança ou em outras datas que nos forem solicitadas para fazer algodão doce e pintar o rosto das crianças, alegrando a sua tarde. A máquina de algodão doce acompanha o clube há anos e, desde que foi adquirida, sempre foi muito bem aproveitada, sendo uma de nossas marcas registradas na cidade.

Há também a campanha Doce Solidário, a qual é realizada anualmente, no mês de outubro, na Festa dos Motoristas da cidade de São Marcos. Nesta campanha, é realizada a venda de doces e trufas com o objetivo de arrecadas fundos para a APAE e para as ações do clube.

Além disso, a campanha realizada no Natal, onde distribuímos bolas com logos do LEO e Lions pela cidade, notadamente em bairros mais pobres, também é realizada há muitos anos, sendo tradição no natal de São Marcos.

Sede de eventos:

II COPA LEO – AL 2003/2004;

V ENCONTRO REGIÃO A E I TREINAMENTO DE LIDERANÇAS DA REGIÃO A – AL 2005/2006;

ACAMPAMENTO DA REGIÃO A – AL 2007/2008;

IX SEDEL DA REGIÃO A – AL 2009/2010;

XIII SEDEL DA REGIÃO A – AL 2013/2014;

V COPA LEO REGIÃO A – AL 2016/2017; 

INTEGRA DA REGIÃO A – AL 2018/2019; 

XX SEDEL DA REGIÃO A – AL 2021/2022; 

XXII ACAMPALEO E III RCD DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2022/2023.

História da cidade: Os primeiros imigrantes foram italianos e poloneses, além dos açorianos e quilombolas. Pertencendo a São Francisco de Paula até 1921, anexou-se a Caxias do Sul neste ano. Entre os anos de 1917 a 1923 o município de Caxias do Sul construiu uma estrada ligando São Marcos (Pedras Brancas) com a sede. Vários agricultores se instalaram em Pedras Brancas e iniciou-se o ciclo da madeira neste local. A partir de 1930 aparecem os primeiros caminhões e os carreteiros são substituídos por estes. O transporte começa a engatinhar no distrito e determina a criação de nosso Município. São Marcos é o mais novo Município da região da Uva e do Vinho, sendo considerado sala de visitas, já que suas terras são as primeiras a serem alcançadas pelos que vem do Norte do País, demandando a zona dos parreirais imensos que cobrem vales e coxilhas, oferecendo um dos mais belos espetáculos da natureza. A maior atração de São Marcos é o Monte Calvário, a 830 metros de altitude. É um dos maiores símbolos de fé da população são-marquense. São Marcos também é a Capital dos Caminhoneiros, onde todo o ano ocorre a Festa dos Motoristas, enaltecendo a história e a cultura da cidade. 

Número de habitantes: 20 mil

Distância da capital Porto Alegre: 167 km