História do Distrito LEO D-7

Histórico Distrito LEO L D-7

O ano era 1990, mais precisamente no dia 6 de maio. Era fundado, em Carazinho, o Distrito LEO L-22, com a presença do então Governador do Distrito L-22 de Lions Clubes, Companheiro Leão Dyógenes Martins Pinto e do Assessor Nacional de LEO Clubes, Companheiro Leão Edgar Heurich, o nosso eterno Meninão.

Como todo começo, os primeiros momentos não foram fáceis. Foi necessário enfrentar desafios, mas com dedicação e persistência os obstáculos foram vencidos. O primeiro passo na construção de um sólido e aguerrido Distrito que uniu os Clubes de LEO do Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul para o caminho da liderança e do trabalho voluntário foram iniciados.

Para contarmos a nossa história, é preciso relembrar os pioneiros desse Distrito, os Clubes fundadores do Distrito LEO L-22.

LEO Clube Carazinho Glória

LEO Clube Constantina

LEO Clube Garibaldi

LEO Clube Não-Me-Toque

LEO Clube Passo Fundo Independência

LEO Clube Passo Fundo Norte

LEO Clube São José do Ouro

LEO Clube Tapejara

LEO Clube Vacaria

LEO Clube Veranópolis

Com a união desses dez Clubes o Distrito LEO L-22 estava oficialmente fundado.

Um dos objetivos do Movimento Leoístico é desenvolver habilidades de liderança em seus associados. E nesses mais de 25 anos, o sino e o malhete, símbolos máximos da liderança dentro de um LEO Clube, passaram por diversas mãos. Mãos que contribuíram para a consolidação do nosso Distrito, para o crescimento e transformação no que ele é hoje.

Em 1998 foi aprovada na 45ª Convenção Nacional de Lions Clube, a divisão do Distrito Múltiplo L em 4 novos Distritos Múltiplos, de acordo com as regiões geográficas do Brasil. A partir do AL 1999/2000, com o redistritamento, o Distrito LEO L-22 passou a denominar-se Distrito LEO L D-7.

Com o tempo, mais Clubes de LEO foram fundados e as campanhas e atividades prestadas pelos jovens, sempre com o intuito de reunir forças em prol da assistência social à comunidade local, foram ganhando destaque.  As campanhas que os LEO Clubes desenvolvem vêm dos enfrentamentos sociais e das necessidades comunitárias, verificadas pelos próprios associados ou por cidadãos que recorrem aos LEO Clubes, cujas ações ajudam a modificar aquele cenário através do trabalho voluntário.

Pertencer a um LEO Clube não significa atuar somente no sentido de combater ou minimizar as desigualdades ou injustiças sociais, mas também atuar como agentes modificadores das realidades, desde campanhas de doação até campanhas de conscientização e mudança de cultura.

A cada nova ação ou campanha, os companheiros deixam clara a missão do LEO Clube e do Distrito LEO L D-7, que é a de: “Oportunizar, aos jovens, desenvolvimento pessoal, por meio do trabalho voluntário, visando formar cidadãos proativos e solidários”. Uma filosofia trabalhada para que seja reconhecida pela sociedade, para que nos vejam como uma organização formadora de jovens cidadãos proativos. Fazemos parte deste Movimento, pois acreditamos que todo o jovem pode se tornar um bom cidadão, que o trabalho voluntário não gera apenas retorno à sociedade, mas também para os que praticam, e porque acreditamos que o companheirismo é responsável por criar ambientes onde as pessoas podem se desenvolver e aprender. Nós apostamos no LEO, apostamos na força da liderança e principalmente, apostamos nos jovens. Acreditamos que eles são capazes de fazer a diferença por onde passam e é por isso que o Distrito LEO L D-7 é um dos mais fortalecidos, consolidados e premiados Distritos LEO do Brasil.

Nestes mais de 25 anos de trabalho em prol do Movimento Leoístico, foram milhares de jovens transformados em líderes, que ajudam a construir uma sociedade melhor, com cidadãos comprometidos com seus deveres e que sabem usufruir seus direitos. Hoje, o Distrito LEO L D-7 conta com mais de 800 Companheiros LEO, que a cada dia mostram a força da sigla que representam, provando que com a Oportunidade em ingressar no Movimento Leoístico constroem amizades e sentem as recompensas do serviço comunitário. Com a Experiência, entendem como o trabalho em equipe, cooperação e colaboração podem produzir mudanças estimulantes na comunidade. E com a Liderança, desenvolvem habilidades como organizadores de projetos, gerenciadores de tempo e líderes de equipe.

Precisamos nos inspirar sempre em nosso símbolo, que possui duas faces de leão – uma voltada ao passado e outra para o futuro. Quando olhamos para trás, lembrarmos as pessoas que tanto fizeram para que o sonho de um novo Distrito fosse possível. É quando reconhecemos o esforço dos Companheiros em fundar os Clubes e a batalha para que estes pudessem se consolidar e andar com as próprias pernas. Mas ao mesmo tempo em que olhamos para o passado precisamos nos voltar ao futuro e vislumbrar todo um caminho que está se construindo e que juntos iremos traçar. É saber que há muito a ser feito, que temos um mundo de oportunidades para serem exploradas e apenas com a força da coletividade e o amor que cada Companheiro possui pelo Movimento, é que vamos colher excelentes frutos pelos próximos anos que o LEO Clube vai continuar a formar líderes!

 

Para conferir os eventos que aconteceram desde a fundação do Distrito acesse o link abaixo:

CALENDÁRIO DO DISTRITO LEO L D-7