Sobre Nós

Fundação: 18/01/2014

Lions Clube Patrocinador: Lions Clube Tapejara Mulher 

LEO Clube Padrinho: LEO Clube Ibiaçá


História do Clube: Histórico do clube: O Núcleo LEO Água Santa surgiu no início de 2013 quando um grupo de amigos teve o primeiro contato com CCLEO de lbiaça (Clube que virou padrinho), especialmente a Miche e o luri, ai surgiu a figura do CLEO Vitor Coser de Tapejara que deu o suporte e as orientações para a formação, na metade do mesmo ano o Núcleo já tinha pessoas suficientes para formar um clube e realizava campanhas com periodicidade, porém apenas em novembro os documentos foram reconhecidos pelo Lions Internacional e em 18 de Janeiro de 2014 ocorreu a cerimônia de fundação do LEO Clube Água Santa patrocinado pelo Lions Clube Tapejara-Mulher tendo como presidente a CLEO Maiara Fontana.

O segundo AL do clube (2014/2015)teve como presidente o CLEO Bruno Rodigheri que iniciou um excelente trabalho, porém na virada do ano saiu da cidade e acabou deixando a presidência de lado, o que provocou um momento de baixa, como forma de motivar-se o clube se candidatou a sede do Sedei da B no AL posterior, destaque para a CLEO Maiara que foi diretora da pesquisa histórica do distrito nesse AL. O AL 2015/2016 foi presidido pelo CLEO Regis Giusti e marcado como o AL em que o clube sediou o XIII Sedei da B e pela entrada de muitos novos CCLEO. O CLEO Daniel Rombaldi foi o presidente no AL 2016/2017, não houve grandes movimentações de associados, porém o AL pode ser destacado pelo surgimento de várias campanhas que acabaram se tornando tradicionais no clube, destaque para o CLEO Regis que foi VP da região B nesse AL e do surgimento da primeira família LEO com o casamento dos CCLEO André e Sabrina e o nascimento do Gonçalo dessa união.

No AL 2017/2018 o clube foi presidido pelo CLEO Andre Manica, este foi marcado pelo início da renovação do clube, com a saída de muitos companheiros e amigos LEO que estavam a tempo no clube e a entrada de novos integrantes. O CLEO Dionatan Bonora presidiu o AL 2018/2019, sendo o primeiro presidente que não foi sócio fundador do clube, este AL foi marcado pela entrada novos integrantes e pelo fortalecimento de parcerias com outras entidades do município. O AL 2019/2020 iniciou sendo presidido pela CLEO Cleonice Bertoldi, que conduziu o clube até o início do ano de 2020 quando pediu afastamento e o clube passou a ser liderado pelos past-presidentes Daniel e Dionatan

Campanhas Tradicionais:

NonaFest – Campanha que reúne a comemoração do dia das crianças com divulgação de produtos “coloniais” produtores do interior do município, está na terceira edição.

Torneio de Futebol 7 – Torneio de Futebol 7 que reúne equipes masculinas e femininas, realizado geralmente em novembro que visa a conscientização sobre a importância da prática regular de exercícios físicos para a saúde, é alusivo ao outubro rosa e novembro azul, está na terceira edição.

Limpeza da RS 428 – Limpeza da rodovia que liga a cidade até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, realizada na semana que antecede a Romaria dos Agricultores, campanha está na quarta edição.

Bingo Junino – Foi a primeira grande campanha/evento realizado pelo clube, quando ainda era núcleo, em 2013, serviu para “apresentar” o LEO Clube para o município e o lucro obtido foi revertido em partes a idosos carentes e o restante para a fundação do clube.

Jantar Beneficente (Reconstruindo-se) – Jantar beneficente que visou arrecadar fundos para a reconstrução do salão comunitário de São Caetano, depois que o mesmo foi destruído na ocorrência de um tornado no município, realizado em 2018.

Sede de eventos:

V INTEGRA DA REGIÃO B – AL 2019/2020; 

XIII SEDEL DA REGIÃO B – AL 2015/2016;

História da cidade: Água Santa começou a ser povoada por descendentes italianos por volta do ano de 1913, sendo que anteriormente o local era habitado somente por índios caigangues. Esses descendentes italianos fixaram-se na região e descobriram, a 4 km da sede do município, uma gruta natural cuja água era considerada milagrosa. Atualmente, a referida gruta é ponto turístico da região. Cidade simples e generosa, Água Santa é marcada por suas belas cachoeiras, pontos turísticos e patrimônio imaterial da região, elas se distribuem pelas comunidades do interior do município, com isso fazem parte na Rota das Araucárias.

Número de habitantes: 4 mil

Prato típico: Churrasco

Distância da capital Porto Alegre: 289 km