Sobre Nós

LEO Clube Antonio Prado

Fundação: 24/10/1995 -  Refundação: 05/06/2017

Lions Clube Patrocinador: Lions Clube Antônio Prado 

LEO Clube Padrinho: Fundação: LEO Clube Caxias do Sul; Refundação: LEO Clube Flores da Cunha.


História do Clube: O LEO Clube Antônio Prado foi fundado em 24 de outubro de 1995, pertencendo ao Distrito LEO L D-7, antigo L-22, na Região A. Em sua fundação teve como LEO Clube padrinho o LEO Clube Caxias do Sul São Pelegrino. E contribuiu na fundação de três clubes da Região A, sendo eles: LEO Clube Flores da Cunha no em 22/06/1999, LEO Clube lpê em 03/06/2000 e o LEO Clube São Marcos em 17/05/2003 juntamente com o LEO Clube Flores da Cunha.

Houve um período em que estivemos inativos, de 2013 à 2017.

Em 2017, surgiu o interesse em refundar o LEO Clube, e com isso foi buscando pessoas que gostariam de participar, motivados pela CLEO Giovana Borgheti Sgarioni, que participava do LEO antes de ser fechado, que reuniu diversos amigos para refundar o Clube. Ela conta que:

“A ideia de refundar o LEO me veio depois que eu vi alguns amigos meus, que tem uma banda, fazendo o show e como ingresso eles estavam cobrando um quilo de alimento não perecível para doar para as famílias de senegaleses que tem em Antônio Prado, vendo aquilo me lembrei da época do antigo LEO Clube do qual eu participei praticamente desde criança por causa dos meus pais que eram os conselheiros, eu comecei a chamar pessoas que pareciam ter vontade de fazer uma mudança real na comunidade, conversei com os antigos CLEO que eu conheço pra pedir ajuda a voltar com o Clube, eles me guiaram desde o começo, inclusive o Diego Piazza fez uma palestra para os novos integrantes pra explicar melhor sobre o movimento, alguns companheiros saíram, outros entraram e depois de muito esforço e comprometimento da parte de todos os integrantes o LEO Clube Antônio Prado finalmente foi refundado, tivemos nossos altos e baixos ao longo do caminho mas acredito que isso só tem fortalecido o Clube como um todo.”

Sendo assim, no dia 05 de junho de 2017 aconteceu a refundação perante o Lions Internacional, e a cerimônia no dia 30 de setembro de 2017, em que a mesma foi empossada como primeira presidente após a refundação. O LEO que nos apadrinhou em nossa refundação foi o LEO Clube Flores da Cunha.

Durante os meses que seguiram após a refundação, a Vice-Presidente da Região A no AL 2017/2018, CLEO Danielle, foi fundamental para a consolidação e bom andamento do clube, ela sempre esteve muito presente nos ajudando e tirando muitas dúvidas que tínhamos, guardamos ela com muito carinho em nossos corações. Atualmente, o clube conta com 31 associados, sendo 9 sócios que refundaram o clube, e 7 Amigos LEO.

O LEO Clube Antônio Prado desde a sua fundação se destacou na comunidade pelas campanhas que realizou ao longo dos anos, somos lembrados pelo tempo em que o antigo LEO Clube cuidava do parquinho das crianças na praça central da cidade, pelos Campeonatos de Vôlei de Areia e os Campeonatos de Taco, pelas campanhas de saúde bucal, pela campanha Seja uma fada no dia das bruxas, em que os companheiros iam fantasiados arrecadar alimentos, e muitas outras campanhas. Após a refundação esse espírito de ajudar a comunidade não mudou, e ainda somos reconhecidos pelas campanhas que realizamos nesses quase três anos de Clube. Além disso, sempre somos lembrados como um clube muito animado e que faz muitos amigos por todo o distrito desde que foi fundado lá em 1995.

Campanhas Tradicionais:

Algumas das campanhas que marcaram a existência do LEO Clube na sua fundação foram:

– Campeonato de Vôlei de Areia, realizados na Sede da Universum do Brasil;

– Natal da Criança Pradense, juntamente com o LIONS Clube de Antônio Prado;

– LEO COM (LEO Comunidade);

– Futebol de Areia, realizados na AABB;

Após a reabertura do Clube, foi retomada a campanha Visita do Carinho, que era uma campanha bem tradicional do Clube. E outras campanhas que se tornaram fortes e bastante reconhecidas como:

– ReformaLEO;

– Tortelada Beneficente do LEO;

– Mochila Solidária;

– Troca-Troca Literário, entre outras.

Sede de eventos: 

Eventos sediados após a Fundação:

X CONFERÊNCIA DO DISTRITO L-22 – AL 1998/1999; 

XI LEOPÍADA DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2000/2001; 

II CONSELHO DO DISTRITO MÚLTIPLO LEO L D (CDM) – AL 2002/2003; 

XVI LEOPÍADA DO DISTRITO LEO L D-7- AL 2005/2006; 

XVIII POSSE DO GABINETE E I REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2007/2008;

VIII SEDEL E ENCONTRO DA REGIÃO A – AL 2008/2009;

XXI CONFERÊNCIA DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2009/2010; 

Eventos sediados após a Refundação:

VI COPA DA REGIÃO A – AL 2017/2018; 

XIX SEDEL DA REGIÃO A – AL 2019/2020.

Diretorias:

Diretoria AL 1995/1996

Presidente: Paula Sartori – Tesoureira: Cristina Giazzon Oliveira -Secretário: Taise Zaniol

Diretoria AL 1996/1997

Presidente: Paulo Sartori – Tesoureira: Paula Sartori – Secretária: Cristina Giazzon Oliveira

Diretoria AL 1997/1998

Presidente: Jaqueline Schiochet – Tesoureiro: Nelir Schiochet -Secretário: Everton Casarotto

Diretoria AL 1998/1999

Presidente: Taise Zaniol – Tesoureira: Cláudia Tessaro – Secretária: Alessandra Ciotta

Diretoria AL 1999/2000

Presidente: Alessandra Ciotta – Tesoureiro: Raphael Schiochet – Secretária: Paula Elaine Michelin

Diretoria AL 2000/2001

Presidente: Fabiano Mezzalira – Tesoureiro: Diogo Bortolotto Scopel -Secretária: Carla Chilanti Pinheiro

Diretoria AL 2001/2002

Presidente: Raquel Carpeggiani Cabral – Tesoureiro: Diego Piazza – Secretário: Mateus Carlesso

Diretoria AL 2002/2003

Presidente: Carla Chilanti Pinheiro – Tesoureiro: Thiago Vicente Marin – Secretária: Cintia Castagna Panazzolo

Diretoria AL 2003/2004

Presidente: Diego Piazza – Tesoureiro: Fabiano Mezzalira – Secretária: Camila Vanzin

Diretoria AL 2004/2005

Presidente: Thiago Vicente Marin – Tesoureiro: Lucas Carlesso – Secretária: Paula Elaine Michelin

Diretoria AL 2005/2006

Presidente: Diogo Scopel – Tesoureiro: Túlio Zulian Golin – Secretária: Juliana Sartor

Diretoria AL 2006/2007

Presidente: Cíntia Castagna Panazzolo – Tesoureiro: Willian Foralozzo – Secretária: Alvana Stefani

Diretoria AL 2007/2008

Presidente: Suellen P. Anghinoni – Tesoureiro: Marco Túlio Schiochet – Secretária: Luciana Lovatel Soso

Diretoria AL 2008/2009

Presidente: Mateus Carlesso – Tesoureiro: Leonardo Schiochet – Secretária: Vitória Carra Ziliotto

Diretoria AL 2009/201O

Presidente: Luciana Lovatel Soso – Tesoureiro: Júnior Panazzolo -Secretária: Caroline Sartor

Diretoria AL 2010/2011

Presidente: Fabiano Farinéa – Tesoureiro: Magda Foralozzo – Secretária: Rafaela Anziliero

Diretoria AL 2011/2012 Presidente: Willian Foralosso 

Diretoria AL 2012/2013 Presidente: Raphael Schiochet

Após a refundação:

Diretoria AL 2017/2018

Presidente: Giovana Borgheti Sgarioni – Vice-Presidente: Jordana Martello Cervelin – Tesoureira: Paola Golin Susin- Secretária: Janaiana Madalozzo

Diretoria AL 2018/2019

Presidente: Jordana Martello Cervelin – Vice-Presidente: Fabrício Visentin – 1ª Tesoureira: Manuela Magnabosco Susin – 2ª Tesoureira: Débora Tochetto de Campos – 1ª Secretária: Tatiane Tondello Schiochet – 2º Secretário: Bernardo Martello Geremia

Diretoria AL 2019/2020

Presidente: Manuela Magnabosco Susin – Vice-Presidente: Tatiane Tondello Schiochet – 1ª Tesoureira: lngrid Lodi Barison – 2ª Tesoureira: Gisele Tondello Schiochet – 1º Secretário: Bernardo Martello Geremia-2ª Secretária: Giovana Favretto Bernardi

Diretoria AL 2020/2021

Presidente: Tatiane Tondello Schiochet – Vice-Presidente: Jordana Girotto Martelo – 1ª Tesoureira: Gisele Tondello Schiochet – 2ª Tesoureira: Yasmim Arsego – 1º Secretário: Mathias Artuso – 2ª Secretária: Marcela Valmorbida

Diretoria AL 2021/2022

Presidente: Jordana Girotto Martelo – Vice-Presidente: Paola Golin Susin – Tesoureira: Yasmim Arsego – Secretária: Larissa P. Lopes.

Diretoria AL 2022/2023

Presidente: Gisele Tondello Schiochet – Vice-Presidente: Yasmim Arsego – Tesoureiras: Larissa P. Lopes e Luiza de Lima Barcaro – Secretárias: Manuela Magnabosco Susin e Camilly Moura Oliveira

História da cidade: A cidade de Antônio Prado é considerada a “Cidade mais italiana do Brasil”, com seus vários costumes vindos da cultura italiana e seus imigrantes. O município é embelezado pelos diversos pontos turísticos, bem como suas ruas carregadas de histórias e patrimônios materiais preservados pelo tombamento. As residências protegidas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), configuram memórias e transcorrem testemunhos valiosos de uma época. De dois em dois anos, Antônio Prado celebra a gastronomia, a hospitalidade e a alegria do seu povo. O Festival Nacional da Massa – FenaMassa surgiu com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento do segmento gastronômico de Antônio Prado, promovendo o turismo, a agricultura familiar, a agroindústria, a preservação do patrimônio histórico material e imaterial, envolvendo sempre a participação da comunidade. Durante a Fenamassa acontece a competição do maior comedor de Tortéi, o jogo é uma das grandes atrações do evento e sempre traz diversão e risadas para o público. Antônio Prado ainda guarda a Cascata da Usina, a Gruta Natural e também é marcada pelo charmoso Centro Cultural, que reserva em suas dependências o Museu Histórico com antiguidades da cidade e uma cafeteria para deliciar-se ao visitar a cidade mais italiana do Brasil. 

 Número de habitantes: 13.500 mil

Prato típico: Massa, tortéi e polenta

Distância da Capital Porto Alegre: 182 km