Sobre Nós

LEO Clube Arvorezinha

Fundação: 30/11/1996

Lions Clube Patrocinador: Lions Clube Arvorezinha 

LEO Clube Padrinho: LEO Clube Soledade 


História do Clube: Em Arvorezinha, a iniciativa partiu do então companheiro do LEO Clube Soledade, Rogerio Matuella, que visitou o Lions Arvorezinha e trouxe a novidade. Sim, novidade. Na época, poucos eram os clubes de LEOs no Distrito L D-7. Apesar da pouca informação sobre o movimento leoístico, o Lions Arvorezinha, presidido na época, por Evanio Burili, abraçou a ideia. O LEO Clube Arvorezinha foi fundado em Arvorezinha principalmente por pessoas ligadas ao Lions Clube Arvorezinha, os quais muitos dos membros são atualmente ativos na sociedade. Passamos por um trecho de dificuldade em nossa história, tínhamos apenas 4 companheiros, esses que mantiveram o clube até que o mesmo se reerguesse, a estes, que já não são mais membros do nosso quadro associativo, somos muito mais do que gratos.

Como esperado pelos quatro guerreiros, o clube se reergueu e se firmou na cidade. O LEO ficou conhecido pelo baile de debutantes, junto ao Lions, que hoje infelizmente não é mais realizado. Fizemos um baile de 20 anos memorável, onde relembramos a história do clube para a comunidade. Ao longo destes 23 anos, muitos jovens passaram pelo Clube e deixaram sua contribuição, tanto para o movimento leoístico, como para Arvorezinha. Muitas campanhas, ações e projetos foram desenvolvidos, graças ao empenho, dedicação e trabalho dos associados.

Campanhas Tradicionais:

Natal integração: uma campanha de natal em parceira coma JCI Arvorezinha, Esporte Clube São Luiz, LEO Clube Arvorezinha e organizando pela AMP Experiências, o evento acaba de passar por sua 6ª edição, e consiste em dar à todas as crianças do município acesso a uma tarde divertida sem nenhum custo, uma tarde onde todas são iguais.

Dia das crianças: é de tradição o LEO Clube Arvorezinha escolher um bairro ou uma escola para proporcionar uma tarde com brincadeiras e diversas atividades, sempre escolhendo um local onde a diversão é uma necessidade.

PáscoaLEO: com apoio de empresas de chocolates e doces, tradicionalmente frequentamos entidades do município com nossa fantasia de coelho e entregamos chocolates para crianças que talvez não os recebessem na ausência do LEO.

Gincana automotiva: era realizada pelo LEO Clube Arvorezinha e ficou marcada no município, tradicionalmente os companheiros organizavam atividades em uma tarde e davam premiações aos melhores colocados. A campanha não é mais realizada devido ao risco corrido utilizando automóveis acerca destas atividades.

Sede de Eventos: 

XII SEDEL DA REGIÃO C – AL 2012/2013 

XVI ACAMPALEO E III RCD DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2014/2015 

XXXIV CONFERÊNCIA E IV RCD DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2022/2023

 

História da cidade:  

Seu primeiro nome foi Alto da Figueira, ou, Figueira, e existem duas probabilidades ao nome. A primeira refere-se ao nome do primeiro morador da comunidade, o senhor Lino Figueira. A segunda refere-se a árvore de espécie Figueira que existia ao lado da igreja matriz. Com o decreto do governo logo mais tarde, que dizia que dever-se-ia extinguir nomes iguais em municípios, criou-se então Arvorezinha, que ainda se referia a pequena figueira ao lado da igreja no topo do morro, mas que era única. Arvorezinha é conhecida como uma das cidades que mais produz erva-mate no mundo e para festejar a maior economia do município, o nosso “ouro verde”, acontece a Femate (Festa Nacional da Erva-mate), contudo, a cidade recebeu o título de Terra da Erva-mate e do Melhor Chimarrão. Arvorezinha também é conhecida pelo forte trabalho de incentivo e fomento à cultura, realizando há mais de 30 anos, o Natal no Morro, o Maior espetáculo sacro-natalino do Rio Grande do Sul, aos pés do Morro da Matriz São João Batista construída pelo arquiteto italiano Angelo Fontanive e bordado pelo azul das hortênsias. Por isso, a cidade também recebeu o título de Capital da Cultura do Vale do Taquari. O município ainda é conhecido por suas inúmeras belezas naturais, bem como, o Cânion Perau do Facão, Perau de Janeiro, Parque das Araucárias, seus verdes ervais, entre outros belos pontos turísticos patrimoniais de Arvorezinha. A cidade ainda conta com sua culinária inigualável, seus doces caseiros, como o Jaracatiá que é patrimônio imaterial de Arvorezinha, seus museus históricos, singelas capelas, antigos moinhos e ladrilhos de dar inveja. Com vocês, Arvorezinha!

Número de habitantes: 11 mil

Prato típico: Jaracatiá

Distância da capital Porto Alegre: 203,3 km