Sobre Nós

LEO Clube Casca

Fundação: 19/05/1992 - Refundação: 27/04/2003

Lions Clube Patrocinador: Lions Clube Casca 

LEO Clube Padrinho: LEO Clube Serafina Corrêa


História do Clube: Com o intuito de ajudar a comunidade e desenvolver os jovens da cidade, o Lions Clube de Casca refundou em 27 de abril de 2003 o LEO Clube Casca. Os filhos dos Companheiros Leões formaram a primeira diretoria e desde aquele dia os trabalhos iniciaram. No início o Clube participava de atividades propostas pelo município, mas, desde então as campanhas e atividades realizadas pelo Clube têm sido cada vez melhores, sempre buscando trabalhar em prol da comunidade.

Ao longo dos anos nossos jovens mostraram abraçar mais ainda essa causa e esse movimento, contamos com mais associados dispostos a conhecer e amar o voluntariado. É importante ressaltar a grande mudança que o movimento faz na vida dos jovens, um ponto importantíssimo visto de fora, pois quando os jovens entram conseguem se desenvolver, se conhecer melhor e buscar escolhas boas para as próprias vidas. Além disso, é importante mostrar o quanto o LEO + comunidade é um conjunto que funciona, pois quando os dois se unem o resultado é grandioso e motivador.

Um grande registro para o LEO casca foi sediar a Leopíada em 2018. Um evento grandioso e que mostrou o quanto o nosso clube tem força. Sediamos um evento sem água, com chuva e tudo saiu da melhor forma possível, batalhamos e o resultado foi encantador. Porque durante todo o tempo sentíamos o quanto nosso clube estava engajado em uma mesma causa, e o quanto nos orgulhávamos em fazer parte de tudo aquilo. O LEO Casca sem dúvidas tem transforado a vida de muitos jovens casquenses, porque somos mais que um clube, somos um grupo de grandes amigos, que passaram a compartilhar ainda mais momentos graças à oportunidade que tiveram de se conhecer através desse movimento.

Hoje nosso Clube é uma família, nosso clube é a nossa segunda casa, onde somos abraçados e temos o prazer de compartilhar momentos de pura alegria. #OLEOCascaNãoDorme

Campanhas Tradicionais: 

NataLEO – Essa é uma das campanhas que acompanha o Clube desde sua fundação, tendo como foco principal fazer um Natal mais feliz para as crianças da comunidade. No início a campanha era em parceria com o correio, que foi quem nos apresentou essa ideia e nos fez amar ainda mais essa data. Hoje nossa campanha do Natal solidário ainda consiste em entregar presentes para as crianças da comunidade, mas além disso buscamos sempre ajudar de alguma forma outras entidades, fazendo assim, viver o espírito natalino naqueles que precisam.

Instrução Vocacional – Essa campanha não está sendo realizada há muito tempo no Clube, mas, ganhou nosso coração e dos que tem a oportunidade de presenciar ela, também. Essa campanha consiste em convidar pessoas de diversas áreas para falarem um pouco sobre sua formação, como tem sido o período de faculdade e como são suas vidas após conseguir a graduação. Ela acontece na Escola de Ensino Médio do município, auxiliando os jovens que estão quase se formando no terceiro ano e ainda se sentem indecisos para escolher suas profissões.

Muitas campanhas fizeram e fazem a história do LEO Clube Casca, pois nosso amor pelo movimento faz sentir um pingo de esperança e vontade de ajudar em cada detalhe, tudo isso em prol da nossa comunidade, sabendo que isso só fará com que nos retorne sorrisos e abraços sinceros de pura alegria.

Sede de eventos: 

III ENCONTRO DA REGIÃO C – AL 2003/2004;

VIII ACAMPALEO DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2006/2007; 

VII SEDEL E ENCONTRO DA REGIÃO C – AL 2007/2008;

XIV SEDEL DA REGIÃO C – AL 2014/2015;

XXVII LEOPÍADA E II RCD DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2018/2019; 

III INTEGRA DA REGIÃO C – AL 2021/2022;

IV INTEGRA DA REGIÃO C – AL 2022/2023.

História da cidade: Casca está localizada aos pés da serra gaúcha, conhecida como a Capital Gaúcha do Leite, é uma das principais rotas de escoamento de produtos da região. Possui lindos pontos turísticos históricos como a comunidade Evangelista, a qual é uma comunidade preservada, com casarões centenários e museus e, recentemente, abriu novos restaurantes e cabanas no ponto alto da comunidade. Quanto à origem do nome “Casca” configura-se duas hipóteses:  ou em função da extração de cascas de árvores com objetivos comerciais ou pelo local de passagem dos cavaleiros e carroceiros no riacho próximo à cidade, bastante liso e escorregadio, fácil de cair, que no dialeto italiano cair se traduz por “cascar”. O município possui belas cascatas e cachoeiras, como a Cascata da Garganta dos Polacos que é ponto de encontros familiares e de amigos.

Número de Habitantes: 10 mil

Distância da Capital Porto Alegre: 238 km