Sobre Nós

LEO Clube Engenho Velho

Fundação: 15/07/2019

Lions Clube Patrocinador: Lions Clube Sarandi

LEO Clube Padrinho: LEO Clube Constantina 


História do Clube: A história do LEO Clube Engenho Velho começa a ser escrita em Dezembro de 2018, quando o CLEO Thalys Trombetta, reuniu um grupo de jovens do município expondo sua ideia de fundar um Clube na cidade, os jovens já empolgados, logo aderiram a ideia, e já no começo do ano de 2019 o CLEO Thalys se encarregou de conversar com o gabinete do AL 18/19 sobre a possibilidade de ter um LEO Clube na cidade. No dia 18 de fevereiro de 2019, nas dependências da câmara municipal de Vereadores do município, ocorreu a primeira reunião com os 23 jovens interessados. Se fazendo presente o Gabinete Distrital AL 18/19, na presença da Presidente do Distrito LEO L D-7, CLEO Camila Santos, a Vice-Presidente da Região D, CLEO Valéria de Marco Nicola, a Presidente do LEO Clube Constantina, CLEO Laura De Castro e o Presidente do Lions Clube Sarandi Centenário do município de Sarandi, CL Giovani Menegon. Nesta primeira reunião foi apresentado aos jovens o que seria o “LEO Clube” e quais as suas atividades perante uma sociedade. A partir desse momento, esses jovens passariam uma fase de teste, realizando algumas atividades e campanhas, até conhecer e entender o movimento. Deste dia em diante, a cidade de Engenho Velho passa a ter um Núcleo de LEO no município, com objetivo era ter um período de experiência, adaptação e conhecimento e ao término deste período seria decidido se seria ou não fundado o LEO Clube em Engenho Velho.

Depois de pouco mais de três meses de muito esforço, companheirismo e dedicação, realizando diversas campanhas solidárias o então Núcleo LEO de Engenho Velho recebeu a tão sonhada notícia do Gabinete Distrital, que seria fundado o LEO Clube em Engenho Velho. Logo após, aos 02 dias do mês de junho de 2019, na cidade de Nonoai – RS acontecia a III Posse Conjunta da Região D, onde com uma belíssima cerimônia o LEO Clube Engenho Velho foi fundado. Depois de ser oficialmente fundado, o LEO Clube Engenho Velho participou de muitas atividades: como primeiro evento distrital foi a XXX Posse do Distrito LEO L D-7 na cidade de Carazinho – RS; já no mês seguinte, dia 27 de julho os CCLEO participavam do II INTEGRALEO, na cidade de Sarandi – RS; em setembro acontecia o XV SEDEL em Constantina – RS, um evento que marcou bastante o Clube; no mês seguinte na cidade de Ronda Alta – RS, realizava-se a XXVIII LEOPÍADA que reuniu mais de 500 Companheiros LEO, de todos os cantos do Distrito LEO L D-7; em dezembro acontecia a V COPA LEO da Região D, sendo o primeiro evento com edição Acampa, o que deixou os CCLEO animadíssimos; e por falar em Acampa não poderia deixar de falar sobre o XXI Acampaleo na cidade de Barracão­ RS, que foi um sucesso.

Foram muitos momentos especiais nesses meses, muitas pessoas foram ajudadas, muitas amizades formadas que fizeram, fazem e farão a diferença na vida de cada companheiro, foram momentos de alegria e solidariedade que está marcado na história de cada um que participa desse lindo movimento que é o LEO Clube. É imensa a gratidão por fazer parte da história desse distrito lindo.

Campanhas Tradicionais: As campanhas que mais marcaram o LEO Clube de Engenho Velho, foi a campanha da Páscoa, onde foi entregue muitos bombons, balas e chocolates, principalmente para as crianças indígenas, que hoje é a comunidade mais carente de todo o território do município. A Campanha Nataleo foi um grande sucesso, pois percebemos como a comunidade foi participativa em ajudar o clube a entregar brinquedos e sextas básicas para muitas famílias carentes, que graças a isso passaram um Natal muito mais feliz.

Sede de eventos: VI COPA DA REGIÃO D – AL 2022/2023.

História da cidade: Engenho Velho está entre as cinco cidades com menor população do Brasil, sendo a primeira do Rio Grande do Sul, isso possibilita que todos os habitantes se conheçam, permitindo realizar campanhas de casa em casa (por exemplo no mês de setembro deixamos girassóis nas portas de todas as casas antes das pessoas acordarem) e todos são muito unidos. A principal atividade econômica está vinculada à agricultura, concentrando-se nas culturas de soja, milho e trigo, desenvolvendo-se também a agropecuária leiteira, suinocultura e fruticultura. É uma cidade pequena, organizada, de muito contato com a natureza, seu principal ponto turístico é a Cascata da Linha Cachoeirinha, que possui uma beleza exuberante, além da praça municipal que é linda e acolhedora. É um ponto de refúgio e paz!

Número de habitantes: 932 

Prato típico: Costelão e comida italiana 

Distância da capital Porto Alegre: 369,7 km