Sobre Nós

LEO Clube Guaporé

Fundação: 13/06/1992


Executiva: 

Lions Clube Patrocinador: Lions Clube Guaporé 

O Clube foi fundado no dia de Santo Antônio, padroeiro de Guaporé, pelo então presidente do Lions Clube de Guaporé, CL Antônio Fincatto. Todos os 35 sócios fundadores eram filhos de Companheiros Leões. Mas nesses quase 30 anos de LEO Clube Guaporé apenas um Companheiro LEO ingressou no Lions Clube Patrocinador. Outro fato histórico é que apenas o CLEO Thiago Henrique Falabretti foi presidente por dois ALs do Clube. O LEO Clube Guaporé tem por característica a grande amizade entre os Companheiros. Isso faz com que o Clube, não importando o número de associados, consiga desenvolver o seu trabalho voluntário na comunidade e, consequentemente, despertar o espírito de liderança nos jovens.

Campanhas Tradicionais: A campanha mais duradoura é a ‘Campanha do Kilo’, já são dez anos que o Clube realiza todo o mês de dezembro na porta dos supermercados da cidade. A cada ano as doações só crescem e com isso são montadas cestas básicas que são doadas às famílias em vulnerabilidade social do município, sempre no dia 24 de dezembro. Outra ação que ficou marcada na história do LEO Clube Guaporé é a campanha ‘Paz no trânsito, é o que pedimos!’. Ela foi motivada após o falecimento de uma Companheira LEO num acidente de trânsito e envolveu toda a comunidade guaporense durante diversos meses, culminando na Caminhada pela Paz. Onde mais de mil pessoas vestiram branco e caminharam pelas principais vias da cidade pedindo paz. Ações costumeiras como pedágios solidários, doações de fraldas e brinquedos, Visita do Carinho no Asilo Santa Rita, adoção de cartas enviadas aos Correios no Natal e campanha em conjunto com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Guaporé são algumas das atividades realizadas.

Sede de eventos: 

I ACAMPALEO DO DISTRITO LEO L-22 – AL 1992/1993;

VIII LEOPÍADA DO DISTRITO LEO L-22 – AL 1997/1998;

XII CONFERÊNCIA DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2000/2001;

XIII POSSE DO GABINETE E I REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2003/2004

XIV LEOPÍADA DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2003/2004;

V ENCONTRO DA REGIÃO C E I TREINAMENTO DE LIDERANÇAS DA REGIÃO C – AL 2005/2006;

XVII LEOPÍADA DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2006/2007;

X SEDEL E ENCONTRO DA REGIÃO C – AL 2010/2011;

XXIV LEOPÍADA E II RCD DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2013/2014;

XXVII POSSE DO GABINETE DISTRITAL E I REUNIÃO DISTRITAL – AL 2016/2017;

XXIX CONFERÊNCIA E IV RCD DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2017/2018;

 

História da cidade: Em 1892, foi criada a colônia de Guaporé, logo o Engenheiro Vespasiano Rodrigues Corrêa teve a incumbência de demarcar as terras e loteá-las. Na sequência chegaram migrantes provindos das primeiras colônias italianas do estado (principalmente Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Veranópolis). Pouco depois de sua fundação, em 1910, Guaporé já possuía 30 mil habitantes, com 170 prédios e 1020 moradores no centro, dotado de praça, telégrafo, correio e uma primitiva Igreja Matriz. Em 1907, com a chegada ao município da família Pasquali, inicia-se a atividade que eventualmente seria a mais importante do município, a da fabricação de joias folheadas. Os membros da família utilizavam o conhecimento que traziam consigo para montar a primeira das eventuais dezenas de pequenas indústrias joalheiras. Passado mais de um século, a memória desses imigrantes continua viva, evidenciada principalmente na dimensão religiosa da comunidade, e ainda na força de vontade e de trabalho deste povo. Após mais de cem anos de sua fundação, Guaporé centraliza-se como polo comercial, industrial, cultural e turístico. Entre os pontos turísticos de Guaporé estão: Igreja Matriz Santo Antônio – Construída em estilo neogótico francês, assinada pelo italiano Tiziano Bettanin; Cristo Redentor – Estátua de 13 metros de altura, a 741 metros de altura no ponto mais alto do município; Autódromo Internacional de Guaporé – Uma das pistas referências no estado. Conheça Guaporé!

Número de habitantes: 29.199 mil

Prato típico: Culinária Italiana

Distância da capital Porto Alegre: 200 km