Sobre Nós

LEO Clube Ibiaçá

Fundação: 02/05/1998

Lions Clube Patrocinador: Lions Clube Tapejara 

LEO Clube Padrinho: LEO Clube Tapejara


Sede de eventos: 

II REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2000/2001;

IV ACAMPALEO E II REUNIÃO DO CONSELHO DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2002/2003;

XIV SEDEL DA REGIÃO B – AL 2016/2017;

II INTEGRA DA REGIÃO B – AL 2017/2018;

II CONSELHO DO DISTRITO MÚLTIPLO LEO L D – AL 2019/2020.

Campanhas Tradicionais: 

Suas principais e tradicionais campanhas: a Campanha do Lixo na romaria, em que o Clube distribui por toda a rodovia lixeiras neste período e após realiza a limpeza dos seus arredores, a Campanha de Natal do LEOdinho, em que durante a época, transita pela cidade, levando as crianças passearem e se divertirem com a Mamãe e Papai Noel, a Campanha de Páscoa, aonde o Coelhinho entrega presentes nas casa dos membros participantes da APAE de nosso município, onde sempre somos muito bem recepcionados, com abraços calorosos e lindos sorrisos, além é claro, retornando um pouco já para o significado do nome e história de nossa cidade, a Fonte de águas cristalinas que ainda existe, e é um dos pontos turísticos do município, em que foi reformada, revitalizada e é mantida mensalmente pelo LEO Clube lbiaçá, no intuito de preservar a história do município e reviver a história de nossas origens.

 

História da cidade: A cidade de lbiaçá, com aproximadamente 5 mil habitantes, situada nos limites com Sananduva, Lagoa Vermelha, Caseiros, Santa Cecília do Sul e Tapejara, distante 354km da capital, foi constituída por 440 colônias de terra que pertenciam a dona Constancia Augusta Bueno de Oliveira. A dona Constancia acabou por vender essas colônias aos poucos para as famílias que começaram a chegar na localidade, assim criando-se uma vila denominada de Nova Fiume, nome escolhido para relembrar o local de descendência dos primeiros moradores ali chegados. Com isso, alguns moradores começaram a empreender no vilarejo, construindo um moinho, uma ferraria, um hotel e uma casa de negócios, que eram as demandas da localidade naquele momento. E, junto disso, os moradores da época entraram em acordo com os moradores da Sede Teixeira, hoje atual Tapejara, e construíram uma nova estrada, que ligaria as duas cidades, possibilitando assim, uma melhor locomoção dos habitantes.

Em 1948, Nova Fiúme passou a ser distrito de Lagoa Vermelha e trocou o seu nome para lbiaçá, que em Tupi-guarani significa, Fonte de Águas Cristalinas. Em 1952, o padre Narciso Zanatta introduziu a devoção a Nossa Senhora Consoladora na cidade, que se desenvolveu rapidamente e passou a ser um marco na cidade desde aquela época. Essa projeção religiosa tem relação direta no desenvolvimento social e econômico do município, pois recebe devotos durante todo o ano, em especial na Romaria à Nossa Senhora Consoladora, realizada anualmente no último final de semana de fevereiro, e que acolhe cerca de 200 mil romeiros. Em 1965 lbiaçá se emancipa, e tem sua economia baseada na agricultura, que é motivo de orgulho para o povo de lbiaçaense.

Número de Habitantes: 4.850 mil

Prato típico: Mondongo 

Distância da Capital Porto Alegre: 296 km