Sobre Nós

LEO Clube Marau

Fundação: 30/04/2005

Lions Clube Patrocinador: Lions Clube Marau 

LEO Clube Padrinho: LEO Clube Casca


História do Clube: 

2005 à 2009 – Em 30 de abril de 2005, o LEO Clube foi fundado em Marau. Foram 17 pessoas que puxaram a frente para que este movimento iniciasse em nossa cidade. Final do AL 2006/2007 o clube está com um grande problema de desmotivação dos associados e desligamentos, mas com o início do AL 2007/2008 notou-se que ocorreu uma grande evolução no quadro associativo, uma das motivações foi o fato do clube ser sede do IX Acampaleo, o evento serviu para unir ainda mais os companheiros que faziam parte do movimento naquela época. Após o evento o clube continuou motivando, tendo grandes ideias para realização de campanhas, sendo assim foi criada a I LEOcom, tinha como função principal conceder a população marauense serviços de saúde, recreação, beleza e burocracia. No AL 2008/2009 o maior problema do clube era a falta de comprometimento e responsabilidade perante as atividades, apesar de poucos sócios o clube foi sede do VI Sedei e Encontro da Região C, evento serviu para unir mais os companheiros dentro do clube, apesar da realização do evento os companheiros ainda estavam bastante desmotivados, o clube já não tinha mais ativo perante a sociedade.

2010 à 2017 – em 2010 o clube passou por uma crise de sócios, levando quase ao fechamento do clube, porém o Presidente que assumiu naquela época Ricardo Rizzotto fez uma divulgação nas escolas para que a juventude de Marau conhecesse o clube e começasse a participar, a partir de então o clube começou a crescer e foi decidido sediar a XXII Leopíada no ano de 2011, éramos em poucas pessoas no clube ainda, mas mesmo assim, conseguimos realizar um grande evento, também em 2011 o clube recebeu certificado de eficiência na II Campanha Distrital – “Associado de Qualidade”. O clube continuou em constante crescimento e em 2013 sediou o XII Sedei e Encontro da Região C. Em 2015 com um clube extremamente forte e ativo foi realizado a festa de 10 anos do clube na cidade de Marau e que no mesmo ano foi sede da XXVI Conferência Distrital.

2018 á 2020 – em 2018 o clube quase fechou as portas novamente, mas com a força de vontade dos poucos associados que ainda restavam no clube e com a ajuda da VP da Região, na época a Samantha Castro, o clube se reergueu novamente, em 2019 o clube ainda em crescimento e com muitas pessoas novas decidiu sediar XIX Sedei e Encontro da Região C, foi um grande aprendizado para todos do clube que nunca participaram de um evento.

Sede de Eventos: 

VI ENCONTRO E SEDEL DA REGIÃO C – AL 2006/2007;

IX ACAMPALEO DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2007/2008;

VIII SEDEL E ENCONTRO DA REGIÃO C – AL 2008/2009;

XXII LEOPÍADA DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2011/2012;

XIII SEDEL DA REGIÃO C – AL 2013/2014;

XXVI CONFERÊNCIA E IV RCD DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2014/2015;

III ENCONTRO DA REGIÃO C – AL 2017/2018;

XIX SEDEL DA REGIÃO C – AL 2019/2020.

 

História da cidade: Marau foi colonizada por italianos, tendo eles se dedicado à agricultura e suinocultura. O município deve seu nome à trágica história de um cacique bravio, de nome Maraú que, conforme a historiografia, percorria a Serra Geral em busca de alimento, frente a um bando de índios coroados. Estas excursões nem sempre foram pacíficas e há registros de saques a lavouras e mortandade de brancos. Também não eram de paz aqueles tempos em que os gaúchos, tropeiros e soldados da fronteira, e os estancieiros mobilizaram-se em torno dos ideais farroupilhas, mantendo a República Rio-Grandense. Além disso, o perigo representado pela presença de índios na região era um empecilho à vinda de mão-de-obra européia em imigração patrocinada pelo Império e já bem sucedida no caso dos alemães. 

Em Marau se encontram os pontos turísticos: Praça Elpidio Fialho, Parque de Rodeio, Balneário Noé, Balneário Mazetto, Cascata Do Porongo, Cachaçaria Pol e a Rota das Salamarias, um trajeto que percorre 13 km no meio rural e coloca Marau como uma das maiores cidades produtoras de salame da América Latina e a segunda maior de leite do estado. Atividades turísticas que se destacam na cidade gaúcha, que hoje é referência em modernidade e qualidade de vida.

Número de habitantes: 45.523  mil 

Distância da capital Porto Alegre: 270,3 km