Sobre Nós

LEO Clube Paim Filho

Fundação: 07/12/1991

Lions Clube Patrocinador: Lions Clube Paim Filho 

LEO Clube Padrinho: LEO Clube São José do Ouro


História do Clube: O LEO Clube Paim foi fundado em 05 de dezembro de 1991. Na ocasião, 33 jovens de diferentes idades aceitaram um desafio que transformou suas vidas, apresentar novas perspectivas e amizades e ajudar a definir um pedacinho do caráter de cada uma daquelas pessoas. Um movimento difere com muito serviço voluntário e desenvolvimento de liderança, mas também de muitas amizades construídas, de muitas aventuras vividas, de muitas vidas modificadas.

Foram longos anos de trabalho dentro da nossa comunidade, se destacou inúmeras vezes por ser uma referência de movimento no município, ao longo dos anos cultivou inúmeras coisas boas, todavia como em toda vida existem seus altos e baixos e por motivos políticos o LEO decaiu, e decaiu muito, neste ano foi um ano difícil para a população, um dos anos mais críticos na política painfilhense e isso fez com que as divergências políticas sobressaíssem do espírito voluntário assim fazendo com que 90% dos seus sócios se desvinculassem do clube. Mas o maior exemplo e referência do nosso clube CLEO Odacir Pereira mostrou que seu amor pelo clube sempre foi maior que qualquer ideologia e levou por 3 anos o clube “nas costas” lutou para o clube não fechar e conseguiu. Em 2013 o clube foi se reerguendo, novos jovens puderam apreciar o movimento e o clube cresceu e Amadureceu.

Hoje o LEO Clube Paim Filho é um clube que apesar da enorme diferença de idade entre seus companheiros e amigos LEO trabalha em equipe como uma família, sofrem juntos, pensam juntos e buscam sempre o melhor.

Podemos dizer que sim o amor de um companheiro pelo clube fez com que mais de 50 jovens pudessem realizar seu sonho e fazer parte do LEO Clube Paim Filho.

Campanhas Tradicionais: O LEO Clube Paim Filho tem como campanhas tradicionais, a limpeza da cordilheira, principal rota de acesso ao município, o natal solidário, campanha a qual todo ano conta com novidades, esta campanha possui uma semana de trabalho sendo, serenatas natalinas, doações de balas, brinquedos e cestas básicas, momentos recreativos dentre outros.

Sede de eventos: 

III ENCONTRO REGIÃO B – AL 2003/2004;

XVII SEDEL DA REGIÃO B – AL 2019/2020.

História da cidade: Há relatos de que os primeiros habitantes da região do município de Paim Filho tenham sido índios caigangues (coroados). No entanto, o primeiro morador oficialmente reconhecido foi o Sr. Felisberto Manoel Theodoro, casado com Dona Rufina Barreto dos Santos, que teria fixado residência aos pés da cordilheira que corta a região, relativamente próximo do Rio Inhandava (antigo Rio Forquilha), o que teria sido determinante para a escolha do pioneiro. Água em abundância e terras férteis, embora ainda recobertas pela mata atlântica, teriam motivado Felisberto em sua aventura pela região. Conta-se que seria originário de Capoeiras (atual Nova Prata) e estima-se que sua chegada ao território painfilhense teria se dado no ano de 1893. Possivelmente tenha se beneficiado dos estímulos do governo estadual para colonização da região norte gaúcha e recebido alguma área de terras do então município de Lagoa Vermelha para pagamento com vantagens importantes. 

Entre os pontos turístico de Paim Filho está o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio que se encontra no Top 10 das Igrejas mais belas do Rio Grande do Sul, ela foi construído em tijolos a vista, produzidos em uma olaria reservada apenas para a sua construção, possui uma arquitetura gótica e uma beleza exuberante. Além desta, a cidade conta com uma igreja de pedras no seu interior, no mesmo local possui o Balneário Espraiado, que conta com cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego.

Número de habitantes: 4.196 mil

Prato típico: Pizza de Manjericão – popular pizza do Cesar.

Distância da capital Porto Alegre: 330 km