Sobre Nós

Fundação: 30/05/2009

Lions Clube Patrocinador: Lions Clube Ronda Alta

LEO Clube Padrinho: LEO Clube Constantina


História do Clube: A ideia de criar um núcleo do LEO Clube em Ronda Alta começou no ano de 2008 a partir da interação de um Companheiro de Ronda Alta com companheiros do LEO Clube Rondinha e, principalmente do LEO Clube Constantina e Lions Clube Constantina, sendo Willian (pastor), Alencar Osmarin, Graciela Osmarin e Rafael Scariot peças chaves para a criação do LEO Clube Ronda Alta. Foi realizada uma reunião com os representantes desses clubes, que apresentaram o movimento para um grupo de pessoas que tinham interesse em realizar esse trabalho voluntário. Foram realizadas diversas campanhas e atividades como núcleo, até que quase um ano depois, quando os documentos foram reconhecidos pelo Lions Internacional, no dia 30 de maio de 2009, realizou-se a cerimônia de fundação do LEO Clube Ronda Alta, patrocinado pelo Lions Clube Constantina, visto que na cidade ainda não havia Lions. A primeira presidente do clube foi a CLEO Gabriela Mesa Casa.

Tudo ocorreu muito bem até o AL 2011/12, quando o presidente CLEO Douglas Piassini, teve de abandonar o movimento dois meses depois da posse. Aquele AL foi marcado por diversas dificuldades, havia menos de dez companheiros ativos e cogitou-se até a possibilidade de acabar o LEO Clube Ronda Alta. Então, o CLEO Diogo Sartori (Gugo) assumiu a presidência e numa tentativa de motivar os companheiros, resolveu candidatar o clube para sediar o seu primeiro evento. E não foi qualquer evento, foi um evento distrital, o Acampaleo do AL 2012/13, e que ficaria marcado na história do Distrito LEO LD-7 como o “Acampaleo do fim do mundo” devido a grande quantidade de chuva.

Depois disso, vários ALs ficaram marcados na história do clube, como o do CLEO Gian Galelli e do CLEO André Orlandi. No ano de 2015, o Lions Clube Ronda Alta foi fundado e a partir daí, passamos a contar com o apoio do mesmo. No AL 2016/17 a CLEO Pricila Welter assumiu a presidência e deu uma nova cara ao LEO Clube RA, que estava passando por um momento de desmotivação. Naquele ano, o LEO RA tornou-se uma família totalmente unida e motivada. No AL seguinte, 2017/18 foi presidido pelo CLEO Maicon Zanchet e, novamente, foi um ano leoístico muito marcante para o clube, pois sediamos novamente um evento depois de quatro anos, dessa vez, regional. A III Copa e Acampaleo da Região D foi um sucesso, batendo recorde de público. Mas como nem tudo são alegrias, no mês de outubro, o clube acabou tendo seu Cheque caução retirado na Leopíada daquele ano, por motivos, os quais, são questionáveis até hoje.

Mas se engana quem acredita que isso foi motivo de desânimo para o clube, muito pelo contrário, acabou motivando ainda mais os companheiros a se tornarem pessoas melhores e a fazerem mais pelo movimento, principalmente o CLEO Vítor Fontana, que assumiu a presidência no AL seguinte, 2018/19, e além de ganhar destaque como Espírito Leoístico perante ao Distrito, estava à frente do Clube quando este sediou mais um evento, o XIV SEDEL Da Região D, que também bateu o recorde de público.

Então, chegamos ao AL 2019/20, talvez um dos mais importantes para o Clube, pois além de comemorarmos 1O anos de LEO Clube Ronda Alta, pelo terceiro ano consecutivo, fomos eleitos como sede da XXVIII Leopíada. O CLEO Diogo Sartori assumiu novamente a presidência do clube, que contava com cerca de 40 associados ativos. Realizamos então, com muito esforço e dedicação, a XXVIII Leopíada do Distrito LEO LD-7, o que foi motivo de surpresa e orgulho para nós, pois tratou-se do maior evento na história dos 30 anos do Distrito LEO L-D 7.

Os trabalhos realizados ao longo de todos esses anos só foram possíveis graças ao empenho de cada companheiro que passou pelo LEO Clube Ronda Alta. Muitas responsabilidades foram assumidas, alguns cargos no Distrito, algumas premiações importantes, secretarias e tesourarias destaques e também, muitos desafios. Mas principalmente, o real motivo que nos mantém firmes e fortes no movimento são as diversas campanhas e atividades que foram e continuam sendo realizadas em prol da comunidade.

Algumas campanhas tradicionais do LEO Clube Ronda Alta são as campanhas de Natal LEO solidário e algumas campanhas realizadas com os dependentes químicos nos Hospitais Municipais, além da ReformaLEO.

Sede de eventos: 

XIV ACAMPALEO E III RCD DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2012/2013; 

III COPA LEO E ACAMPA DA REGIÃO D – AL 2017/2018; 

XIV SEDEL DA REGIÃO D – AL 2018/2019; 

XXVIII LEOPÍADA E II RCD DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2019/2020.

História da cidade: O local foi descoberto no momento que estavam abrindo as linhas telefônicas para ligar o Estado do Rio Grande do Sul com o Estado de São Paulo. Esse caminho começou então a ser usado por tropeiros que vinham da Argentina levando gado para venda em São Paulo. No caminho os tropeiros encontraram um local com dois rios que convergiam ao mesmo local, fazendo um cercado natural, onde eles podiam largar os animais e ficar fazendo RONDA, do ALTO, passou a chamar-se RONDA ALTA.  Ronda Alta tem sua economia baseada na agricultura e algumas indústrias, também é terra da Ronda Gaúcha, que divulga e cultiva nossa linda cultura gaúcha. 

Número de habitantes: 11 mil 

Prato típico: Churrasco 

Distância da capital Porto Alegre: 354 km