História do Clube: O LEO Clube Serafina Corrêa foi fundado em 1999 e apadrinhado pelo LEO Clube Guaporé. No início, o quadro associativo do clube era composto por 100% de filhotes. O primeiro presidente foi o CL Lucas Castro, e na época ele foi o presidente de LEO mais novo do mundo, assumindo o cargo com 13 anos.
Como todo LEO Clube, passamos por muitos altos e baixos ao longo da nossa história. Em 2008 o clube chegou próximo a encerrar suas atividades na cidade, quem não deixou que isso acontecesse e deu total confiança para seguirmos trabalhando foi a presidente da época, a CL Nadina Soccol (em memória). O clube estava com relatórios atrasados perante distrito, com contas em aberto e praticamente sem associados. Foi feita uma reestruturação, sanadas as pendências distritais e a primeira campanha realizada foi a Rua do Lazer.
Essa campanha, vem sendo realizada desde 2008 e é especial em nossa história em diversos patamares, isso porque foi a campanha que marcou a volta do LEO Serafina, se tornando a partir de então a campanha preferida entre os associados. Além disso, hoje esta campanha é um evento na cidade, os munícipes sabem que em outubro uma nova edição acontecerá, visto que já é um momento aguardado entre as crianças. Esse trabalho tem sido desenvolvido e reforçado AL pós AL.
Passado esse período conturbado da história, o LEO Serafina se reergueu com força total, e passou a ser destaque no Distrito em termos de campanha, apoio de Lions e participação. Como todos os clubes, tivemos muitos altos e baixos, e é nítido que a maior dificuldade do clube é quando os associados chegam na idade de ir para a faculdade. Por vivermos em cidade pequena, nossos associados deixam Serafina para estudar e assim o clube dá uma baixa. Por isso, estamos sempre fazendo a manutenção do nosso quadro associativo. Por esse motivo também é que temos um quadro associativo com faixa etária baixa.
Somos um clube que nunca foi o exemplo em termos de protocolo ou partes burocráticas, mas que sempre foi referência na organização de eventos. Quando o LEO Serafina se propõe a realizar um evento, é pra não medir esforços, sempre cuidamos dos mínimos detalhes e trazemos novidades quando somos o clube sede. Nos poucos eventos que tivemos o privilégio de organizar, foi dessa forma que tratamos. Por sermos um clube que sempre interagiu com os demais, nossos eventos sempre tiveram expressivo número de participantes.
LIONS:
Nós temos a honra de ter um Lions muito presente e prestativo aqui em Serafina, que nunca nos desempara e que veste a camisa junto conosco. Em Serafina, LIONS E LEO trabalham juntos, somos um só movimento, e nossos conselheiros são parceiros ao ponto de jogar conosco nas Leopíadas, de acampar ao nosso lado em AcampaLEO, de dançar ‘porto alegre é longe’ nas festas. Listamos essas coisas porque, para nós, nosso Lions vai muito além da obrigação conosco.
O apoio que recebemos do nosso Lions serve de modelo para os demais, pois realmente pudemos contar com eles em todos os momentos bons e ruins dos AL’s. Temos muita gratidão por tudo que eles fazem por nós, pois aprendemos muito uns com os outros.
PREMIAÇÕES:
Nossos representantes já receberam premiações importantes como presidente 100%/referência e nossas diretorias recebem destaques com frequência nos finais dos AL’s, isso é fruto de um clube que possui uma base forte e associados que amam o que fazem. Também já recebemos o prêmio de Excelência internacional assinado por Joe Preston. As premiações de cada associado e de cada membro da diretoria são motivos de orgulho para o clube, pois sabemos o quanto essas pessoas se dedicaram por isso.
CURIOSIDADES E MARCAS:
Um fato curioso é que de 21 presidentes, 15 foram mulheres. O clube sempre teve em seu quadro associativo mais mulheres do que homens, inclusive nos cargos executivos. Em virtude disso, já recebemos apelidos no Distrito como o “clube das novinhas”. Também somos conhecidos como o clube das trufas, em função de passarmos anos vendendo as mesmas trufas em eventos.
NOS EVENTOS:
Nunca fomos um bom clube em Leopíada, raramente conseguimos fechar time masculino (e isso se repete ao longo dos anos), mas sempre tivemos um espírito esportivo que torna esse evento, um final de semana de amizade para nós. Entretanto, sempre nos destacamos nas conferências, já recebemos o primeiro lugar geral por 3 anos.
Campanhas Tradicionais:
A principal campanha do LEO Clube Serafina, que é feita há mais de 10 anos e já se tornou um evento na cidade, é a Rua do Lazer. Essa campanha acontece sempre no Dia das crianças. Também fazemos anualmente campanha de natal, que por muitos anos foi a doação de alimentos.
Presidentes:
AL 1999/2000: LUCAS CASTRO
AL 2000/2001: KELLY BIANCHI SOCCOL
AL 2001/2002: PIETROSEGRANFREDO
AL 2002/2003: ALINE FAÉ
AL 2003/2004: FRANCIELEGIURIATTI ISOTON
AL 2004/2005: RENAN ISOTON
AL 2005/2006: ANALÚ VIVIAN
AL 2006/2007: SIMONE CERVIERI CONCATTO
AL 2007/2008: XANDLER CERVIERI LODI
AL 2008/2009: VINÍCIUS VICARI
AL 2009/201O: SAMANTHA VALAR CASTRO
AL 2010/2011: VIRGÍNIA BACCA PERIN
AL 2011/2012: PAULAREGINAMAGON
AL 2012/2013: BRUNA FACCO ISOTON
AL 2013/2014: THIANE CECONI
AL 2014/2015: MARTINA BOFF MASSOLINI
AL 2015/2016: LUÍSA SANTIN
AL 2015/2016: SOFIA BETTIO
AL 2016/2017: JHÉSSICA PESSETTI
AL 2017/2018: JOÃOVITOR ZAGO
AL 2018/2019: TATIANA TRAMONTINA
AL 2019/2020: FERNANDA ROTTA ZANELA
AL 2022/2023: CRISTIAN BATISTA PANIZ
Sede de eventos:
IX SEDEL E ENCONTRO DA REGIÃO C – AL 2009/2010;
XXII CONFERÊNCIA DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2010/2011;
III COPA DA REGIÃO C – AL 2016/2017;
XVII SEDEL DA REGIÃO C – AL 2017/2018.
História da cidade: Serafina tem sua economia baseada em grandes empresas, mas principalmente pela agricultura. Ainda, é reverenciada como a Cidade da Pizza e a Capital Nacional do Talian, que é considerada a língua co-oficial do município. O município preserva muito sua história e cultura, com isso, guarda o monumento arquitetado e desenvolvido em 1986 por Paulo Batista de Siqueira, chamada La Nave Degli Immigranti, que representa toda a força e garra do imigrante italiano, que saiu de sua querida terra natal em busca de melhores condições, o monumento foi levantado em cima do Rio Feijão Cru, que corta a cidade, e era ponto de encontro dos imigrantes. A cidade ainda conta com a Rua Via Genova, esta por sua vez abriga várias réplicas de castelos da Itália, fazendo do lugar um berço de muita história e cultura.
Número de habitantes: 18 mil
Prato típico: Pizza
Distância da capital Porto Alegre: 225 km